Projetos

Introdução A Fundação Projetos Informativos Novidades Coleção Membros Cursos Paleo-criatividade Paleo-loja Paleo-eventos Paleo-links

   

A Fundação Paleontológica Phoenix desenvolve vários projetos de pesquisa, muitos deles associados a pesquisadores de outras instituições. Dentre os projetos atualmente em desenvolvimento, destaca-se a elaboração dos fundamentos para o estabelecimento de um roteiro turístico geológico-paleontológico nos estados de Sergipe e Alagoas.

A Fundação procura manter um banco de dados atualizado dos projetos desenvolvidos na sucessão marinha cretácea da bacia de Sergipe-Alagoas. Se você trabalhou recentemente, está trabalhando ou pretende trabalhar nesta seção da bacia, informe-nos sobre seu projeto. Isso facilita a integração dos dados e a divulgação do seu trabalho! Clique aqui pra ver a lista atualizada de projetos:

bullet1996 - Mosassauros da bacia de Sergipe

Descrição do primeiro grande réptil fóssil encontrado na bacia de Sergipe, tendo como participantes Wagner Souza Lima e Ismar de Souza Carvalho. Encontra-se no prelo.

bullet1997 - Macrofauna campaniana e ambientes deposicionais da Formação Calumbi, bacia de Sergipe-Alagoas

Projeto de doutorado de Wagner Souza Lima. Envolveu a descrição de uma fauna praticamente inédita na bacia de Sergipe e o estudo e integração estratigráfica auxiliados pelo conteúdo fóssil. Concluído em Dezembro de 2000 (tese apresentada em Fevereiro de 2001).

bullet1999 - Criação do Museu Paleontológico de Sergipe

Constitui o principal objetivo da fundação. Visa criar condições adequadas à curadoria e exposição de coleções paleontológicas, geológicas e biológicas, funcionando como uma coleção de referência paleontológica da bacia de Sergipe-Alagoas no Brasil. Tem como base o material coletado pela equipe da fundação nos últimos cinco anos, que conta atualmente com cerca de 30000 exemplares.

Tendo em vista as dimensões deste projeto, a fundação procura o apoio de empresas e pessoas físicas interessadas em colaborar e ter sua imagem associada à preservação e divulgação dos recursos naturais dos estados de Sergipe e Alagoas. Este projeto está sendo desenvolvido para adequar-se à Lei de Incentivos Fiscais do Ministério da Cultura. Maiores detalhes no nosso informativo nº1.

bullet1999 - Cleoniceras do Albiano de Sergipe

Caracterização sistemática e bioestratigráfica de um gênero de amonóides do final do Albiano (cerca de 100 milhões de anos), importante para o refinamento estratigráfico da bacia de Sergipe e sua correlação com outras províncias paleobiogeográficas da África, Europa e Ásia - Wagner Souza Lima e Peter Bengtson (Universität Heidelberg, Alemanha). Resultados parciais apresentados no Simpósio do Cretáceo, em Serra Negra, São Paulo, em Agosto de 1999.

bullet1999 - Roteiro turístico geológico-paleontológico na bacia de Sergipe-Alagoas

Elaboração do roteiro turístico geológico-paleontológico para a bacia de Sergipe-Alagoas. Coordenado pela equipe da fundação com a participação da Bacharel em Turismo Iolanda de Fátima Pinheiro Ewerton.

O roteiro visa divulgar e tornar mais acessível a riqueza paleontológica e geológica dos estados de Sergipe e Alagoas para   pesquisadores, turistas e estudantes, oferecendo apoio logístico e operacional em visitas ao campo com o enfoque geológico e paleontológico, em parte associadas a visita às atrações turísticas convencionais dos dois estados.

Bases iniciais apresentadas como monografia final do curso de graduação de Iolanda de F. P. Ewerton em Dezembro de 1999. Estudos ampliados como tema de especialização em Planejamento, gestão e marketing na área de Turismo em 2002.

bullet1999 - Os equinóides (Echinodermata: Echinoidea) do Cretáceo Médio do Brasil

Projeto de doutorado de Cynthia Lara de Castro Manso, em conclusão. Envolve estudos sistemáticos e paleoecológicos dos equinóides do Albiano das bacias de Sergipe, Camamu e Araripe.

bullet2000 - Estudos geológicos e paleontológicos da bacia de Camamu, Bahia

Compreende a avaliação geológica e descrição sistemática da macrofauna da seção marinha aflorante da bacia de Camamu, situada no litoral centro-sul da Bahia, tendo como coordenadores Wagner Souza Lima, e Cynthia Lara de Castro Manso. A primeira fase de trabalhos de campo efetuadas em Março de 2000 serviu de subsídio a três subprojetos:

bulletNeithea no Albiano do Brasil
bulletOs equinóides (Echinodermata: Echinoidea) do Cretáceo Médio do Brasil
bulletBioestratigrafia do Albiano médio a superior do Brasil com base em amonóides

O conteudo fóssil da Formação Aliança (seção não-marinha, Jurássico?) está sendo estudado por Ismar de Souza Carvalho (conchostráceos), Rosana Souza Lima e Wagner Souza Lima (peixes).

bullet2000 - Bioestratigrafia do Albiano médio a superior do Brasil com base em amonóides

Refinamento bioestratigráfico do Albiano médio e superior do Brasil a partir do estudo sistemático dos amonóides das bacias de Sergipe-Alagoas e Camamu. Projeto desenvolvido por Wagner Souza Lima.

Introdução ] A Fundação ] [ Projetos ] Informativos ] Novidades ] Coleção ] Membros ] Cursos ] Paleo-criatividade ] Paleo-loja ] Paleo-eventos ] Paleo-links ]