Coleção

Invertebrados

Constitui a mais completa coleção de invertebrados fósseis da bacia de Sergipe-Alagoas e da bacia de Camamu existente no Brasil. Possui também exemplares de outras bacias brasileiras, como as de Pernambuco-Paraíba e Potiguar, além de exemplares de algumas bacias sul-americanas, norte-americanas, europeias, africanas e do Oriente Médio.

A Fundação Paleontológica Phoenix reuniu o maior acervo de invertebrados marinhos do Cretáceo brasileiro depositado em coleções brasileiras. Deste acervo, merece ainda maior destaque a coleção de amonóides, que contempla a maior coleção destes fósseis da bacia de Camamu e Potiguar depositados em uma única instituição, além de uma significativa coleção de exemplares da bacia de Sergipe-Alagoas. Digna de nota, a Fundação detém a maior coleção de equinóides das bacias sedimentares cretáceas brasileiras, com destaque às de Sergipe-Alagoas, Camamu, Potiguar e Pernambuco-Paraíba. Adicionalmente, seu acervo conta com importantes exemplares de moluscos biválvios e gastrópodos destas bacias.

Curadores:

Wagner Souza-Lima – todos os grupos

Cynthia Lara de Castro Manso – Equinodermas

Vertebrados

Nesta coleção destacam-se os vertebrados marinhos, dentre os quais os seláquios do Campaniano de Sergipe, além de material de outras bacias brasileiras, como as de Pernambuco-Paraíba e Araripe.

Curadores:

Rosana Souza-Lima – todos os grupos

Wagner Souza-Lima – todos os grupos

Botânica

A coleção de paleobotânica destaca-se pelo acervo representativo dos vegetais fósseis cretáceos da bacia de Sergipe-Alagoas e do Pleistoceno de Sergipe. Contém também exemplares das bacias do Araripe, Recôncavo e Tucano.

Curador:

Wagner Souza-Lima

Microfósseis

Dinoflagelados, palinomorfos, foraminíferos, ostracodes… Um pouco de cada um desses representantes do universo microscópico pode ser encontrado nas coleções da Fundação. Merece destaque o acervo de palinomorfos e dinoflagelados da bacia de Pernambuco-Paraíba.

Curador:

Wagner Souza-Lima

Paulo Roberto da Silva Santos

Minerais e rochas

Uma diversificada coleção de minerais e rochas brasileiros, com destaque para os domínios geológicos do Estado da Bahia. Conta ainda com amostras de rocha de bacias sedimentares e outros terrenos geológicos sul e norte-americanos, europeus, africanos e do Oriente Médio, incluindo um pequeno acervo de lâminas petrográficas.

Curador:

Wagner Souza-Lima

Consulta

As coleções da Fundação Paleontológica Phoenix estão à disposição dos pesquisadores para consulta em nossas instalações.

Empréstimo

Material da coleção pode ser emprestado a pesquisadores por um período de até um ano. Caso necessário, este prazo pode ser prorrogado, desde que comprovado que estudos estejam sendo realizados sobre este material.

Holótipos não podem ser emprestados, apenas consultados nas instalações da fundação.

Para solicitar empréstimo de material, o pesquisador deve enviar uma carta da instituição em que trabalha ou estuda à fundação. Despesas de envio e retorno correrão por conta do requisitante. Com o empréstimo do material, o pesquisador se compromete no envio de uma separata do trabalho realizado com material da fundação.